AbcMed
A dor ciática, também chamada de ciatalgia ou simplesmente de ciática, não é uma doença, mas um sintoma1 de alguma doença. Ela é uma dor ao longo do trajeto do nervo ciático2, o mais longo e principal nervo motor do corpo humano3, indo desde a região lombar4 até o hálux5 (dedo grande do pé6). Ele é formado pela reunião de raízes nervosas7 que partem da porção lombossacra da coluna vertebral8.
[Mais...]
A uncoartrose, também dita uncartrose, é uma condição que resulta de alterações causadas por uma artrose1 que compromete os processos unciformes das vértebras cervicais2, que são duas protuberâncias ósseas prismáticas laterais localizadas nas placas3 terminais vertebrais superiores, desde a vértebra cervical4 C3 até a C7.
[Mais...]
A síndrome1 da costela cervical é o conjunto de sinais2 e sintomas3 que podem surgir devido à presença completa ou incompleta de uma costela cervical. Na maioria das vezes, a costela cervical tem uma existência silenciosa e não gera sintomas3, mas em outros casos pode causar distúrbios neurológicos e/ou vasculares4 nos membros superiores devido à compressão exercida sobre a artéria5 subclávia e o tronco nervoso que transita pelo desfiladeiro torácico.
[Mais...]
A neuroplasticidade, também conhecida como plasticidade neuronal ou plasticidade cerebral, refere-se à capacidade que possuem as redes neurais no cérebro1 de mudarem por meio do crescimento e da reorganização morfológica e funcional em resposta às alterações do ambiente. Na presença de lesões2 que prejudiquem alguma função, o sistema nervoso central3 utiliza-se desta capacidade na tentativa de recuperar funções perdidas e/ou, principalmente, fortalecer funções similares às originais.
[Mais...]
A síndrome1 antifosfolipídica, também conhecida como síndrome1 de Hughes, é um distúrbio do sistema imunológico2 que afeta a coagulabilidade do sangue3, aumentando o potencial de coagulação4. Ela ocorre quando o sistema cria, por engano, anticorpos5 antifosfolipídeos que atacam erroneamente certas proteínas6 que se ligam aos fosfolipídios e que aumentam o risco de coágulos sanguíneos.
[Mais...]
Lagoftalmo, ou lagoftalmia, é a situação patológica em que a pessoa não consegue fechar completamente os olhos1 devido a uma dificuldade do músculo orbicular de cerrar completamente a fenda palpebral. Se esse problema só acontece quando a pessoa dorme, a condição é chamada de lagoftalmo noturno.
[Mais...]
Neurites1 periféricas são condições comuns que afetam os nervos periféricos, responsáveis por encaminhar informações do cérebro2 e da medula espinhal3 para o restante do corpo. Elas são lesões4 inflamatórias ou degenerativas5 que podem afetar qualquer um desses nervos e causar eventuais danos permanentes, sendo muitas vezes um problema incapacitante e até mesmo fatal.
[Mais...]
O estado maníaco é um episódio caracterizado por um período prolongado de humor anormalmente elevado ou irritável, energia intensa, pensamentos acelerados e suas consequências naturais. Os sintomas1 da mania podem durar uma semana ou mais e os episódios maníacos podem ser intercalados irregularmente com períodos de depressão, durante os quais a pessoa pode sentir fadiga2, tristeza e desesperança.
[Mais...]
O envelhecimento é definido como um processo progressivo, no qual ocorrem alterações biológicas, funcionais e psicológicas que tendem a determinar uma perda da capacidade que o indivíduo possui de se adaptar ao meio ambiente. O acelerado crescimento da população idosa no Brasil e no mundo vem ocorrendo graças à evolução da medicina, aos maiores cuidados com o saneamento e a uma alimentação mais saudável.
[Mais...]
O timo1 é um órgão piramidal2 formado por dois lóbulos, localizado no interior da cavidade torácica e do pescoço3. Sua cor é variável: vermelha no feto4, branco-acinzentado nos primeiros anos de vida e amarelada depois. Juntamente com as tonsilas e o baço5, o timo1 é considerado um órgão linfoide6.
[Mais...]
Mostrar: 10 31 a 40 (Total: 475)
|