AbcMed
A doença de Bowen, também conhecida como carcinoma1 espinocelular ou carcinoma1 de células2 escamosas, é uma condição pré-cancerígena pouco comum que afeta a pele3 e que apresenta um desenvolvimento lento. Ela se desenvolve quando as células2 da camada superior da pele3 (epiderme4) crescem de forma anormal e se tornam pré-cancerosas.
[Mais...]
A coreia de Sydenham1, também conhecida como coreia de São Vito ou dança de São Vito, é uma condição médica rara que afeta principalmente crianças e adolescentes, mais frequente em meninas que em meninos. Ela é considerada uma manifestação neurológica tardia da febre reumática2, que é uma complicação incomum de infecções3 por estreptococos do grupo A, como a faringite4 estreptocócica.
[Mais...]
Digestão1 é o processo pelo qual o corpo transforma os alimentos que consumimos em nutrientes que podem ser absorvidos e utilizados pelo organismo. O processo de absorção de nutrientes ocorre no sistema digestório2 e consiste na passagem dos nutrientes do interior do trato gastrointestinal para a corrente sanguínea e, em seguida, para as células3 do corpo. Esse processo se dá depois que os alimentos são digeridos no sistema gastrointestinal.
[Mais...]
As discopatias, também chamadas degenerações dos discos intervertebrais, são alterações que afetam os discos intervertebrais, geralmente diminuindo o intervalo entre as vértebras e comprimindo as raízes nervosas1 emergentes entre elas. Apesar de serem mais comuns na região lombar2, também podem afetar as outras partes da coluna.
[Mais...]
A maioria das doenças da mão1 afetam principalmente os dedos, embora haja algumas que também afetam a mão1 como um todo. Elas podem ser congênitas2 ou adquiridas, de natureza nervosa, muscular, articular ou infecciosa. Seja como for, as doenças das mãos3 representam um grave prejuízo para a qualidade de vida individual, uma vez que as mãos3 são o principal instrumento para lidar com as atividades do dia a dia e para a realização de atividades criativas, além de serem um importante meio de defesa e contribuírem com certos automatismos do corpo, como o equilíbrio, por exemplo.
[Mais...]
Os cistos branquiais, ou cistos de fenda branquial, são pequenas formações saculares cheias de líquido que podem parecer nódulos. São anomalias congênitas1 (que já se apresentam por ocasião do nascimento) benignas que se localizam em um dos lados da região lateral do pescoço2, à frente do músculo esternocleidomastoideo3.
[Mais...]
Os cistos de Tarlov, também chamados de cistos perineurais, são dilatações cheias de líquido cefalorraquidiano1, geralmente localizados no sacro2, entre as vértebras S1, S2 e S3, mais especificamente nas raízes nervosas3 posteriores da coluna, nos tecidos que revestem a medula4.
[Mais...]
A dormência1 no braço (em um ou em ambos) é uma parestesia2 caracterizada pela alteração ou perda de sensibilidade nessa parte o corpo, acompanhada de formigamento, uma sensação como se várias agulhadas no braço estivessem sendo dadas ao mesmo tempo. Em si mesma a dormência1 não é uma doença, mas um sintoma3 que pode aparecer em várias condições fisiologicamente alteradas ou serem decorrentes de um problema subjacente de saúde4.
[Mais...]
A Febre1 Familiar do Mediterrâneo é um distúrbio orgânico que causa episódios recorrentes de febre1 e inflamação2 dolorosa do abdômen, tórax3 e articulações4. Geralmente, ocorre em pessoas de origem mediterrânea (judeus, árabes, armênios, turcos, norte-africanos, gregos ou italianos), mas pode afetar pessoas de qualquer grupo étnico.
[Mais...]
Segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor, a dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão1 tecidual real ou potencial, ou é descrita em tais termos. Na clínica médica, a dor é considerada um sintoma2 de uma condição subjacente. Antes de tudo, a dor é um sinal3 que o corpo envia para o cérebro4 de que algo está errado e precisa de uma reparação.
[Mais...]
Mostrar: 10 21 a 30 (Total: 475)
|