AbcMed
Trepanação é a intervenção cirúrgica que consiste em fazer uma perfuração regular em qualquer osso, com um trépano, que é uma espécie de broca neurocirúrgica. Na medicina atual, o termo trepanação é usado principalmente para se referir a um ou mais orifícios no crânio1 com finalidades terapêuticas.
[Mais...]
Em medicina, avulsão (latim: avellere = arrancar) é o ato de arrancar do corpo (extrair violentamente) um órgão ou parte dele por ação de acidente (trauma) ou cirurgia. São muito comuns as fraturas ósseas por avulsão (arrancamento de um fragmento1 ósseo).
[Mais...]
A maioria das pessoas acorda pela manhã no mesmo estado de humor com que foram dormir na noite anterior, mas algumas acordam num estado muito diferente daquele que têm normalmente e demoram algumas horas para voltar ao seu humor costumeiro: acordam num terrível mau humor e durante algum tempo após acordarem são intratáveis.
[Mais...]
Simbiose1, parasitismo e comensalismo são formas diferentes de interação entre dois seres vivos, visando a nutrição2 e a reprodução3 deles, em vista da sua perpetuação. Essa interação pode favorecer a ambos ou apenas a um deles, com ou sem prejuízo do outro. Algumas dessas situações têm importância médica e outras têm implicações apenas na Biologia.
[Mais...]
Existem diferenças significativas entre os termos médicos delírio1, delirium2 e delirium tremens3. Apesar da escrita parecida, esses termos precisam ser entendidos e diferenciados.
[Mais...]
Nem todas as bactérias são vilãs. O corpo humano1 carrega também cerca de 100 trilhões de bactérias "boas", muitas delas alojadas no intestino. Não apenas vivemos em harmonia com elas, mas sem elas não conseguiríamos viver.
[Mais...]
Chama-se lama biliar ou areia na vesícula a um resíduo que permanece na vesícula1 quando ela não consegue esvaziar-se completamente. Várias partículas normalmente suspensas na bile2 podem se precipitar como resultado de permanecerem por muito tempo retidas na vesícula biliar3, formando o que é comumente conhecido como lama biliar.
[Mais...]
A síndrome1 da costela cervical é o conjunto de sinais2 e sintomas3 que podem surgir devido à presença completa ou incompleta de uma costela cervical. Na maioria das vezes, a costela cervical tem uma existência silenciosa e não gera sintomas3, mas em outros casos pode causar distúrbios neurológicos e/ou vasculares4 nos membros superiores devido à compressão exercida sobre a artéria5 subclávia e o tronco nervoso que transita pelo desfiladeiro torácico.
[Mais...]
Sofrimento fetal (ou hipóxia1 neonatal) é a diminuição ou ausência do oxigênio que deve ser recebido pelo feto2 através da placenta. Pode ocorrer antes ou durante o parto e indica que o feto2 não está bem. No primeiro caso é um sofrimento crônico3; no segundo, agudo4.
[Mais...]
Sonda urinária ou cateter urinário é um tubo de látex, poliuretano ou silicone que pode ser inserido na bexiga1 do paciente através da uretra2 ou por um pertuito3 artificial no abdômen, para que a urina4 drene livremente ou para injetar líquidos usados para tratamento ou para diagnóstico5 das condições da bexiga1.
[Mais...]
Mostrar: 10 91 a 100 (Total: 2710)
|