AbcMed
A osteopatia é uma forma de medicina alternativa que utiliza técnicas manuais para movimentar, posicionar e alongar partes do corpo, visando a prevenção e tratamento de distúrbios musculoesqueléticos. O conceito básico da osteopatia é baseado na ideia de que o corpo tem a capacidade inata de se curar e que qualquer distúrbio na estrutura e função do corpo pode afetar a saúde1 geral.
[Mais...]
Hipercinesias1 são movimentos anormais involuntários e excessivos, devidos a lesões2 ou disfunções que comprometem o sistema motor, especialmente os gânglios3 da base. As síndromes hipercinéticas são um grupo de distúrbios neurológicos caracterizados por tais movimentos. Esses movimentos podem ser rápidos, repetitivos e aparentemente sem propósito e não podem ser voluntariamente controlados pelos pacientes.
[Mais...]
As síndromes disabsortivas são um grupo de condições médicas em que há uma absorção inadequada de nutrientes no trato gastrointestinal. Isso significa que o sistema digestivo1 não é capaz de absorver adequadamente um ou mais nutrientes dos alimentos que uma pessoa consome. Essas síndromes podem afetar a absorção de macronutrientes2 como proteínas3, carboidratos ou gorduras e/ou micronutrientes4 como vitaminas ou sais minerais, provocando excreção fecal excessiva, deficiências nutricionais e sintomas5 gastrointestinais.
[Mais...]
A coreia de Sydenham1, também conhecida como coreia de São Vito ou dança de São Vito, é uma condição médica rara que afeta principalmente crianças e adolescentes, mais frequente em meninas que em meninos. Ela é considerada uma manifestação neurológica tardia da febre reumática2, que é uma complicação incomum de infecções3 por estreptococos do grupo A, como a faringite4 estreptocócica.
[Mais...]
A catarata1 é uma condição ocular comum que afeta a visão2, caracterizada pela opacificação progressiva do cristalino3, que é a lente natural do olho4, localizada atrás da íris5 e da pupila. O cristalino3 é responsável por focalizar a luz que entra no olho4 sobre a retina6 e assim ajudar na formação de imagens claras e nítidas. A cirurgia de catarata1 é um procedimento oftalmológico relativamente comum e destinado a remover o cristalino3 opacificado do olho4 e substituí-lo por uma lente intraocular artificial.
[Mais...]
Extravasamento de líquidos para os tecidos é a fuga de fluido a partir de um vaso sanguíneo para o espaço extravascular1 entre as células2 (interstício3). O extravasamento normal de líquidos pelos capilares4 é um processo fisiológico5 que ocorre nos tecidos do corpo humano6 e de outros organismos. Ele é uma parte importante da circulação7 sanguínea, pois permite que nutrientes, oxigênio e outras substâncias essenciais sejam fornecidas aos tecidos, enquanto produtos de resíduos e o dióxido de carbono são removidos. No entanto, pode haver situações em que isso ocorre de maneira patológica.
[Mais...]
O teste de Coombs, também conhecido como teste de antiglobulina, é um tipo de exame laboratorial de sangue1 usado para detectar e identificar a presença de anticorpos2 que possam estar ligados às células3 vermelhas do sangue1 e possam atacá-las. Isso provocaria a destruição delas e levaria ao surgimento de vários tipos de anemias, conhecidas como anemias hemolíticas.
[Mais...]
É muito comum que as pessoas tenham dúvidas se, diante de uma lesão1, devem aplicar gelo ou calor. Às vezes, há divergências de opinião até mesmo entre os profissionais de saúde2. De um modo geral, o gelo é bom para reduzir a inflamação3 e o edema4, já o calor é bom para relaxar os músculos5, evitar as dores musculares crônicas e tornar mais flexíveis os músculos5 e as articulações6.
[Mais...]
O fator Rh do sangue1 refere-se à presença ou ausência de uma proteína antigênica herdada, chamada fator Rh, na superfície dos glóbulos vermelhos do sangue1. Esse fator recebe esse nome porque foi inicialmente identificado em macacos Rhesus, de onde se originou o termo "Rh".
[Mais...]
O vício é uma condição caracterizada pelo desejo compulsivo e difícil de controlar por uma substância, atividade ou comportamento específico, apesar de as consequências negativas que podem surgir desse excesso. Qualquer hábito que envolva uma dependência intensa e prejudicial pode ser definido como um vício. Os vícios são considerados doenças que afetam diretamente o sistema nervoso1, criando no indivíduo uma dependência física ou emocional.
[Mais...]
Mostrar: 10 1 a 10 (Total: 2741)
|